segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Como passei no concurso da Consultoria da Câmara


Das poucas certezas que eu tenho na minha vida - em que vivi 45 anos, mas parece que foram 80 - uma delas é que nada é por acaso. E a outra é: seja sempre boa! Com qualquer pessoa, em todas as ocasiões, sem nenhum interesse.
Seja boa em sua consciência, em seus pensamentos, em seus atos! Generosidade. Esse é o segredo da vida. Assim, quando você menos espera, aparecerão pessoas que um dia vão te emocionar de alegria, e te recompensar em sua luta diária. Elas não apenas são pessoas bonitas e generosas, como também te fazem ser assim: bonita e generosa. Débora Veloso Maffia é uma delas. Nesse depoimento que ela escreveu a meu pedido, ela explica como nossos caminhos se cruzaram e como nós duas vamos trilhar não apenas o mesmo caminho, mas caminharmos lado a lado pelos corredores da Câmara. Pois é, trabalho não é só obrigação. Será ali também o fermento de uma grande amizade. Parabéns também Débora pelo seu brilhante desempenho no concurso, alcançando a 1ª Colocação na Área de Administração Pública. Exemplo de humildade, força e determinação. Até breve, jovem leoa!


"Beth querida, com a publicação do resultado definitivo do concurso para consultor legislativo, você merece ser parabenizada não só pelo êxito dos seus alunos – primeiro e segundo colocados da área XIV –, mas por fazer bem, sem nada esperar em troca, a pessoas que cruzam o seu caminho. Eu fui uma dessas felizardas e, embora não tenha assistido a nenhuma das suas aulas, pois estava me dedicando a outra área do concurso, muito aprendi com você desde o início deste ano. Antes de tudo, você me fez acreditar que era possível sim me lançar ao desafio de um concurso para apenas duas vagas, afinal, você, tão jovem quanto eu, teve sucesso nisso; você me fez perceber que era preciso humildade para encarar a disputa, já que era importante focar os estudos em detalhes muitas vezes considerados banais; e, o mais importante, você me deu força: nunca me esquecerei das suas palavras para que eu enfrentasse cada item, cada questão, como uma leoa. Esse conselho, muito lembrado nos dias das provas, levarei comigo pelo resto da vida! Fica aqui o meu muito obrigada por todo o apoio e sabedoria que recebi de você, os quais foram fundamentais para a minha aprovação no concurso. Fico feliz em saber que, muito em breve, serei colega de trabalho de alguém tão especial! Um grande beijo e até a Câmara dos Deputados!"
Debora Veloso Maffia