terça-feira, 21 de abril de 2015

Como praticar o tema da redação de concurso




Atualidade é certamente um critério decisivo na escolha do tema da dissertação para o concurso. A banda examinadora tentará explorar os assuntos mais polêmicos e que tenham maior apelo na mídia e repercussão na sociedade. É o momento em que não há certo ou errado, mas que se espera do candidato o preparo para refletir a realidade: o importante é saber debater o tópico, explorar os argumentos contra e a favor, expor as ideias com propriedade, evoluir em texto que seja coeso, como um todo, e coerente, em que as ideias podem ser antagônicas, desde que conectadas e harmônicas com o debate.
Internet é sempre um tema atual e polêmico. Inclusão digital é o desafio, mas o que isso quer dizer exatamente. Com mais de 160 milhões de aparelhos navegando na rede, a pergunta do momento é: facebook é Internet? Como a Internet pode se beneficiar do poder do facebook? Ou como o Facebook pode engolir a Internet, com sua hegemonia interplanetária.
A Carta Capital reflete o debate exposto no projeto Internet.org, patrocinado pelo criador do Facebook. A discussão já está na sociedade. É bem provável que ela também esteja no seu próximo concurso. Leia a esta matéria e reflita sobre ela:
1) defina o título;
2) descreva o tema:
3) separa os tópicos: dois contra, dois a favor.
4) escreva a sua redação de apenas 30 linhas
5) prepara-se para uma ótima nota, seja na discussão com os amigos, seja na redação que pode mudara sua vida.