terça-feira, 10 de maio de 2016

Para se livrar o passado é preciso enfrentar o futuro - Redação para concurso


A gente aposta todas as fichas no futuro. Concurso é assim: uma borracha que apaga todos os problemas. Eu pensava assim. Até que vitória veio, mas as derrotas passadas continuaram me atormentando.
Eu recomendo que, na trilha do que você vai ser, pegue um atalho para o seu passado. Visite a sua história. Reconcilie-se com os seus traumas, reconheça os fragmentos de um ser infantil traumatizado que existe em cada um de nós, e que nos faz agir segundo as crenças, medos e modos de ser que emergiram como solução para sobreviver, após as experiências traumáticas.

Buscar essas respostas é encarar o incômodo, é um soco no estômago, mas nos faz prosseguir.

"Quando se tem um mofo habitual de ser e agir, processar sua modificação de conduta na vida exige um primeiro passo e esse primeiro passo parece estranho em relação ao modo anterior de agir", diz Cipriano Luckesi, importante educador radicado na Bahia. "No oriente se diz que para chegar ao milésimo passo, importa dar o primeiro," completa.

Concurso não é solução para todos os males, nem cura de todos os traumas. Não nos fará felizes num condão. Busque integrar-se primeiro, para entregar-se depois ao seu projeto de vida, aos seus verdadeiros sonhos!

Concurso não é tudo